Sessão da Tarde

Sessão da Tarde 1 – Construindo uma Carreira

Depois de um hiato por conta de problemas com a operadora de internet aqui da minha cidade, volto a ativa trazendo um novo post que dará a início a uma série de filmes comentados que marcou a minha geração. Trata-se dos clássicos da saudosa Sessão da Tarde, da Rede Globo, que em muitos casos (meu por exemplo) foi a iniciação ao mundo cinematográfico.

construindo.uma.carreiraE para começar vou apresentar um filme que é um exemplo de simplicidade, “Construindo uma Carreira”. Tão despretencioso que chega a cativar pela construção de um enredo raso mas, que prende a atenção e desperta interesse pelo longa.

Um clássico da Sessão da Tarde que por sorte consegui rever nesses últimos dias e me fez lembrar de muitas coisas que vivi na minha infância. Na época ele foi nada menos que um filme comum. Contudo, na minha época ele virou uma espécie de “ícone” para a minha geração, pois quem nunca se imaginou ficando preso dentro de uma loja de brinquedo ou supermercado assim como o casal protagonista.

E por falar nos protagonistas é legal ver como duas pessoas tão diferentes em termos de personalidade (Jim Dodge e Josie McClellan, respectivamente interpretados por Frank Whaley e Jennifer Connelly) conseguem ser tão iguais nos principais questionamentos e como a vida pode ser sofrida nas diversas classes sociais.

Agora, um capítulo a parte é a Jennifer Connelly. Linda desde muito jovem, talentosa e que rouba a atenção nas principais cenas do filme, como a que ela aparecendo cavalgando em cima de um cavalinho de brinquedo, aonde ela passa de apenas uma escada, um par romântico e fruto de desejo para o Frank Whaley, para tornar-se o centro das atenções dos espectadores.

Contudo, o importante é notar como que o John Hughes, diretor mais clássico da história dos filmes com temáticas adolescentes (em “Construindo uma Carreira” a direção foi de Bryan Gordon, Hughes foi o produtor) consegue fazer com que questionamentos jovens sejam, mesmo que aparentemente bobos, tornam-se tão reais que envolvem os espectadores do começo ao fim, graças as situações na qual o casal está inserido, com cada um mostrando o porque de suas atitudes poucos convencionais.

A única coisa a lamentar é que o longa nunca foi lançado no Brasil em DVD e nem Bluray, como acontece com muitos filmes dessa geração que não passam mais nas redes de TV e que é necessário muita procura para encontrá-los. Mas, garanto que a procura vai valer a pena.

Enredo

Frank Whaley, Jennifer Connelly, Dermot Mulroney, Kieran Mulroney, John M. Jackson.

Diretor

Bryan Gordon

Nota para “Construindo uma Carreira” – 6,5 de 10

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sessão da Tarde 1 – Construindo uma Carreira

  1. Nota 10 na minha opinião. O filme é um clássico da Sessão da Tarde. E a cena da Jennifer no cavalinho é simplesmente espetacular e marcou minha geração!
    Bons tempos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s