Excelente

Não Sou Crítico de Cinema 4 – O Homem de Aço

New-Man-of-Steel-PosterO Homem de Aço é um filme de ação que o Superman sempre mereceu., com batalhas destrutivas que mostram a todos o verdadeiro poder que o heroi possui. Isso tudo está muito bem encaixado em uma trama que possui profundidade, densidade e o mais importante, mostra um Clark Kent procurando se encaixar em um mundo que não é o seu, e as dificuldades dele mesmo de se aceitar do jeito que é.

As tramas familiares tanto em Krypton quanto na Terra são ao mesmo tempo distintas e muito iguais, pois o mote é o mesmo, apenas com a variação de ambiente e questões. Enquanto em Krypton, Jor-El decide ter um filho de uma forma natural, Martha e Jonathan Kent são surpreendidos com a chegada de um bebê depois que eles já haviam perdidos as esperanças em se tornarem pais de forma biológica.

Krypton está muito bem retratada, explorando pontos que só foram mostrados nos quadrinhos. O núcleo de vilões é impecável, com um General Zod determinado a restaurar sua terra natal, ao mesmo tempo que mostra facetas dele que nunca haviam sido mostradas, como a sua amizade e admiração por Jor-El.

Sempre que se fala em Superman, duas questões são importantes. Uma é o ator que vai interpretá-lo e a outra é como vão personificar a Lois Lane, pois ele teve muitas fases e temperamentos distintos ao longo de mais de 75 anos de histórias. Contudo, nessas duas  questões escolheram atores que se destacassem pelo bonito aspecto físico.

No caso de Superman, o escolhido Henry Cavill possui bom porte físico que se adequou a toda a magnitude e importância que o heroi pede. Consegue ter uma presença melhor em tela do que Brandon Routh (que na minha opinião não fez feio em Superman Returns, principalmente quando transformado em Clark Kent). Já a Lois Lane, Amy Adams, é uma das escolhas mais acertadas da equipe, primeiro por ser uma das queridinhas de Hollywood, mas também pela beleza singela que mostra como um todo. E ela, por seus méritos próprios, conseguiu fazer uma Lois que pela primeira vez não é uma simples jornalista, e sim uma personagem que está ali em cena para ajudar em toda construção de um Superman.

Agora um fato que chamou muita a atenção antes do lançamento de “O Homem de Aço”, o uniforme. Essa era uma questão que causou muita polêmica, por conta da ausência da tão famosa sunga vermelha por cima da roupa. Confesso que a imersão que o filme proporciona é tão grande que isso passa desapercebido. LÓGICO que na primeira vez que Superman aparece em cena, você vai querer ver como ficou. Depois, isso logo desaparece.

E por fim e um dos pontos mais altos do filme é que descobrimos que o tradicional S na roupa significa mais do que simplesmente Superman como sempre imaginamos. Como em Krypton as letras tem outros significados, esse S quer dizer esperança. esperança que o único filho de Krypton possa trazer de volta ao mundo a paz que ele merece e que sempre foi a filosofia de sua terra natal.

Até o momento é o filme do ano na minha opinião. O único fato que eu lamento é uma cena mais plasticamente trabalhada como a que acontece em “Superman Returns”, quando o heroi leva Lois para voar e diz que consegue ouvir todos os pedidos e pensamentos das pessoas, que é um momento aonde podemos imaginar todo o sofrimento e angustia que o Superman sente, por saber de tantas dificuldades e não poder ajudar a todos.

A expectativa em torno de “O Homem de Aço” foi muito bem correspondida. Vale muito a pena.

Elenco

Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon, Russell Crowe, Antje Traue, Ayelet Zurer, Laurence Fishburne, Kevin Costner,Diane Lane e Christopher Meloni

Diretor

Zack Snyder

Nota para “O Homem de Aço” – 9 de 10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s