Excelente/Nostagia/Séries de TV

20 anos atrás SBT sacudia as estruturas da Globo com “Pássaros Feridos”, um fenômeno de audiência

pássars feridos_editedEm 1985, com apenas quatro anos de vida, o SBT era segundo lugar na audiência e não incomodava em nada a Rede Globo. Mas, a grande mudança viria com uma mini série, sucesso nos Estados Unidos e que fez uma revolução na guerra de ibope entre as duas redes de TV. E o responsável foi “Pássaros Feridos”.

Para fazer o mesmo estrago no Brasil que a série fez em outros países, Silvio Santos teve uma tática que hoje em dia é impensável. Dois meses antes, Silvio mostrava teasers da série e aconselhava as pessoas a assistirem a novela Roque Santeiro (que parava as pessoas a frente da TV) e depois que a novela terminasse, colocassem no SBT porquê “Pássaros Feridos” só iria começar depois da novela.

A estreia aconteceu no dia 18 de agosto de 1985 e somente isso foi o responsável por um dos maiores ibopes da história da emissora. Na primeiro dia de exibição. a rede somente na grande São Paulo marcou 47 pontos, 20 a mais do que a Globo, cumprindo a promessa de exibir depois da novela. Essa tática bagunçou e muito os bastidores da emissora de Roberto Marinho. Para reverter isso, usou de um expediente comum nos dias de hoje, mas que na época era inédito, esticou a duração do capítulo de Roque Santeiro que terminou perto das 22 horas.

Contra a tática da Globo, o SBT contra-atacou passando antes da de “Pássaros Feridos”, diversos desenhos como Pantera Cor-de- Rosa, Pica-Pau, entre outros, antes do início do seriado. A tática mais uma vez se mostrou eficaz e a diferença de ibope foi novamente de 20 pontos (41 contra 21). E isso se arrastou até o final da mini série que manteve a média geral de 30 pontos no ibope.

“Pássaros Feridos” mostra a história do padre Ralph de Bricassart (interpretado por Richard Chamberlain), que passa sua vida no dilema de seguir na vida religiosa ou abandoná-la e viver plenamente seu amor por Maggie, moça que conhece desde criança. O problema é que a tia de Maggie também é apaixonada pelo padre. E esse dilema marca toda a série, que teve grandes momentos que são lembrados até hoje por aqueles acompanharam.

Outro sinônimo do sucesso que foi “Pássaros Feridos”, foi que logo depois do último capítulo, o SBT exibiu novamente o seriado, agora semanalmente, e que teve bons índices para a emissora. A serie apareceu em outras oportunidades na TV e acompanhei em 2000 e ela tem uma qualidade cinematográfica muito boa para os padrões da época e a trama trouxe várias questões interessantes além da história central.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s