Cinema/Excelente/Ficção/Nostalgia/Uncategorized

Não Sou Crítico de Cinema 19 – “Star Wars: O Despertar da Força”

starwarselenco-640x360Para os cinéfilos o mês de dezembro se resumia apenas a “Star Wars: O Despertar da Força”. Por mais que filmes interessantes ainda estivessem em cartaz, nada era mais importante do que o sétimo filme da consagrada franquia. E a expectativa foi correspondida com louvor.

O novo filme não significava apenas o começo de uma nova trilogia, a abordagem de uma nova história. Significava muito mais, era o que podemos dizer, o recomeço de uma aventura que teve seu fim em “Star Wars: O Retorno de Jedi” em 1983. Claro que nesse meio tempo tivemos a introdução da nova trilogia nos episódios I, II e III. Mas, convenhamos, por mais que esses filmes tentaram trazer uma nova explicação ao universo Star Wars como a transformação da Anakin Skywalker em Darth Vader, os longas não conseguiram agregar muitos elementos a história e muito menos satisfazer a vontade dos fãs em ver mais uma vez sua amada franquia de volta as telas de cinema.

Por essa e outras coisas que “O Despertar da Força” é o filme que os fãs tantos esperavam. Não apenas por dar início a um novo contexto, cheio de vertentes a serem exploradas, mas sim, por introduzir novos personagens, dessa vez com vitalidade para segurar e dar sequencias a boas histórias. Além disso, consegue unir elementos como ação, aventura e alívios cômicos, que estavam presentes na trilogia original (episódios IV, V, VI) e que foram esquecidos nos novos episódios I, II e III.

“Star Wars: O Despertar da Força” mostra o surgimento de uma nova forma de governo intitulada Primeira Ordem, que tenta se apoderar de toda a galáxia após a queda do Império Galático. Para que isso não aconteça rebeldes da Resistência da República se organizam para que a República Galática seja mais uma vez levantada.

Com esse novo enredo, claro que teríamos que ter personagens que nos apresentassem todo esse conflito. E esse é mais um ganho do novo Star Wars, seus personagens. Neles podemos enxergar perfeitamente o que cada um busca e como que a extinção da Estrela da Morte em “O Retorno de Jedi” afetou suas vidas. Temos dois protagonistas, Rey e Finn, que possuem motivações completamente diferentes, mas que ao mesmo tempo se completam e podem caminhar juntos em combate nessa nova aventura. Somos apresentados a um novo mascote, o androide BB-8, simpático robô que traz o aspecto engraçado a trama, e que por si só se sobressai perante aos personagens apresentados e que tentaram trazer alívios cômicos nos episódios I, II e III.

Claro que quando falamos de Star Wars, os vilões ganham mais destaque até mesmo perante aos heróis da história. E nesse filme não foi diferente. Temos a apresentação do mestre Snoke, líder da Primeira Ordem; o oficial General Hux; os fiéis soldados Stormtrooper; e o principal de todos, Kylo Ren, discípulo direto de Snoke, mas que possui uma ligação direta com Darth Vader e com a República Galática. Com certeza, um personagem que vai render muitas explicações e teorias a seu respeito.

Além disso, não podemos deixar de citar a aparição dos principais personagens da franquia original como Han Solo, Princesa Leia, Chewbacca, R2-D2, C3PO e Luke Skywalker, sem contar a aparição da famosa nave Millennium Falcon, um dos ícones da franquia.

“Star Wars: O Despertar da Força” é um filme indicado para todas as pessoas; fãs, ávidos por uma nova história e criação de um novo universo cinematográfico, que vai ser explorado além das telas; e para não fãs, que podem sentar nas cadeiras dos cinemas e aproveitar uma história que tem uma explicação bem interessante e despertam o interesse em uma nova história que está por vir.

Aproveitem essa experiência e “Que a Força esteja com Você”!

Elenco – Daisy Ridley, John Boyega, Harrison Ford, Carrie Fisher, Andy Serkis, Mark Hamill, Adam Driver

Diretor – J.J Abrams

Nota para “Star Wars: O Despertar da Força” – 10 de 10

Texto originalmente publicado no site da Associação Sorocabana de Imprensa (ASI) http://asisorocaba.org.br/star-wars-o-despertar-da-forca-e-o-filme-que-os-fas-aguardavam-ha-mais-de-30-anos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s