Cinema/Excelente

Não Sou Crítico de Cinema 23 – “Capitão América: Guerra Civil”

Capitao-america-Guerra-CivilO tão esperado “Capitão América: Guerra Civil” chegou as salas de cinema e trouxe uma excelente afirmação aos espectadores, a maturidade da obra e do universo Marvel como um todo.

Com isso pode-se cravar que o filme é o melhor da Marvel e se coloca em uma posição de destaque entre os longas baseados em super heróis e histórias em quadrinhos. Não é o melhor, mas figura entre os três primeiros, logo atrás do primeiro “Superman” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

Um dos grandes acertos da Marvel foi pavimentar aos poucos o caminho para a formação dos Vingadores, apresentando os heróis de maneira independente e esse acerto foi facilmente constatado em “Capitão América: Guerra Civil”, pois com uma história densa, onde o embate ideológico é sempre presente, consegue nortear os mais variados espectadores, desde aquele fã sedento por quadrinhos, até mesmo aquele que só acompanha a saga dos super heróis pelas telas de cinema.

Se formos olhar para o que nos foi apresentado nos quadrinhos, a história das telas é um pouco diferente para a motivação da luta pelo registro e controle dos heróis pelo governo. Desagrada alguns leitores, mas funciona para o cinema, pois é mais plausível para o que o longa se dispõe a mostrar, inclusive no trabalho de inserção do Pantera Negra no universo cinematográfico da Marvel.

Além disso, vemos muito bem a definição dos dois grupos, os prós e contra o registro. O roteiro é tão bem elaborado, que em muitos momentos pensamos qual o lado certo da questão, tamanho esclarecimento dos argumentos que são apresentados.

Falando agora dos personagens, além dos dois pilares principais, Capitão América e Homem de Ferro, destaca-se a história por trás do surgimento do Pantera Negra (Chadwick Boseman), qual a sua motivação e como que ele poderá ser útil dentro do universo Marvel. Outra participação muito importante é da Feiticeira Escarlate, já que mesmo com poucos minutos em ação propriamente dita em “Capitão América: Guerra Civil”, a personagem mostra todo o seu drama existencial; a sua possível culpa pelo que aconteceu em “Vingadores: A Era de Ultron”, e toda a sua força que pode ser um diferencial para a equipe dos Vingadores, e que ao mesmo tempo é uma ameaça para o governo e aqueles que desejam a implantação do registro e controle dos heróis.

Quando se analisa os filmes da Marvel, uma das coisas que se fala são dos momentos engraçados presentes nas histórias. E isso não ficou de fora de “Capitão América: Guerra Civil”. E nisso dois personagens se destacam. o Homem Formiga, que tem momentos hilários em tela, seja nas lutas ou até mesmo nos momentos de diálogos com os outros personagens.

E claro que nesse contexto não poderia deixar de fora a aparição do novo Homem Aranha, interpretado pelo jovem Tom Holland, que simplesmente incorporou com perfeição a personalidade do personagem, a do jovem inseguro, que ainda não sabe bem lidar com seus poderes, mas que tem sacadas muito bem humoradas e espirituosas. Além disso, se a história seguir o rumo que foi apresentado nos quadrinhos, ele terá uma participação digamos crucial na segunda parte de Guerra Civil.

Em termos gerais, “Capitão América: Guerra Civil” se estabelece no que diz respeito a filmes baseados em quadrinhos, e marca um novo começo para os filmes da Marvel, já que vai impactar diretamente o andamento da história dos personagens da franquia.

OBS: FIQUEM NA SALA DE CINEMA DEPOIS DOS CRÉDITOS PORQUE EXISTEM DUAS CENAS PÓS CRÉDITOS. UMA LOGO NO FINAL DO FILME E OUTRA DEPOIS QUE PASSAREM TODOS OS CRÉDITOS DA EQUIPE DE PRODUÇÃO DO FILME.

Elenco – Chris Evans, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Sebastian Stan, Anthony Mackie, Don Cheadle, Jeremy Renner, Chadwick Boseman, Paul Bettany, Elizabeth Olsen Paul Rudd, Emily VanCamp, Marisa Tomei, Frank Grillo, Tom Holland

Diretores – Anthony Russo e Joe Russo

Nota para “Capitão América: Guerra Civil” – 9,75 de 10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s